Empatia
Empatia
Faz tanto tempo que não viemos aqui, mas estou com tantas palavras e inspirações e indignações dentro de mim, que preciso desabafar com vocês.
Desde muito pequeno, como diz o velho e popular ditado: "Desde que eu me entendo por gente", (risos), tive uma Educação secular e religiosa um pouco rígida, com muitas coisas que se não podiam fazer, que se não ia pro inferno, ou para o Panelão do Abreu, (kkkkkkkkkkkkk), que eu num lembro de jeito nenhum quem me falava isso...acredito que era meu finado avô - padrasto, é gente eu tinha um avô padrasto que era uma figura, mais isso é uma outra história que conto pra vocês depois. O fato é que cresci com esse ensinamento, meio que retrógrado e infelizmente sem referência alguma...
Com isso eu me tornei uma pessoa que eu não queria ser, alguém intolerante, alguém preconceituoso, alguém incompreensível, ou seja, alguém que era um nojo pra se conviver.
Eu era tão tapado que chegava a doer de dó que dava de mim mesmo... Eu era do tipo de criança mimada e chata que só eu era o dono da razão e da certeza de quê eu não errava nunca...ou seja, já estava assentado ao lado de Jesus Cristo de tão santo que eu era, #sqn.
A minha criação foi: "faça isso que você vai pro céu, se não fizer, inferno na certa". Se tu cantar música do mundo tu vai pro inferno, tem que cantar só música de Deus, se tu chamar palavrão tu vai pro inferno, O Sangue de Jesus tem poder, (kkkkkkkkkkkk), a mira da sandália era certeira e se corresse as coisas só pioravam... Enfim, essa criação, onde as correções eram constantes e as conversas escassas, fez com que uma geração inteira se tornasse, incompreensiva, intolerante, ignorante e o pior, desamada e desalmada.
O motivo da minha vinda aqui, foram vários episódios que vem ocorrendo nas minhas proximidades, no meu cotidiano, que me fez ir em busca do significado de Empatia.
As pessoas foram ensinadas dentro de seu convívio seja familiar ou religioso, que só certas coisas eram erradas e outras não. Tornando assim com que uma classe seja esclusa e outra aceita...como se a verdade fosse de propriedade única, até é, porém quem é o dono dessa verdade? Eu? Você?
Eu não sou o dono da verdade e nem você também é, eu não sou perfeito, assim como você também não é, eu erro, você erra, eu acerto, você acerta. Eu sou falho, você também é, eu sou frágil, você também é...
Mas a religiosidade ensinou durante anos que pelo fato de as pessoas aceitarem a Jesus ou estarem dentro de uma denominação religiosa, elas são "melhores", (abro e fecho aspas), do que aquelas que estão no mundo como eles mesmo, falam.
Quando na verdade eu não posso me sentir dessa maneira, pelo contrário é aí que surge a famosa: Empatia.
Devo me colocar, compreender, sentir, viver, calçar os sapatos pra poder entender e me calar em meio ao que o nosso próximo vive.
Ninguém escolhe sofrer, ninguém escolhe ser morto, ninguém escolhe apanhar. Todos querem ser felizes, mais infelizmente a sociedade em que vivemos neste século, é uma sociedade egoísta, e o mais triste disso tudo, é que a maioria se dizem ser cristãos...
Mas que espécie de cristãos são esses?
Que apedrejam em vez de perdoar e amar?
Quem sou eu pra dizer que não concordo com A ou B, sendo eu também pecador? Quem sou eu pra dizer que estou salvo e que meu irmão vai pro inferno?
Virei eu agora juiz de nações?
Jesus mesmo, que era o único que tinha o poder de apedrejar aquela mulher que foi pega no ato de adultério, segundo os hipócritas da época, foi aquele que perdoou, que disse a ela: "Mulher eu não te condeno". Se Ele que tinha esse poder todo não fez, porque você, ou eu se acha no direito de dizer que não concordo com a pratica de alguém, sendo eu podre? Eu não tenho que concordar ou discordar de nada. A única coisa que eu e você temos que fazer é aprender a viver em comunhão, respeitando sempre uns aos outros.
Empatia, é quando você sente, vive, pisa nos espinhos, sangra e depois disso, AMA porque sentiu, viveu, pisou nos espinhos e sangrou.
O Jesus que eu conheci e conheço, nas minhas leituras diárias do Livro Sagrado, amou e ama a todos, sem distinção. Ele morreu por todos...
E o mais interessante nisso tudo, é que tem um apóstolo muito sábio que tem vários livros nesta coletânea de livros que diz assim: "TODOS PECARAM E DESTITUÍDOS FORAM DA GLORIA DE DEUS". Ou seja, não é só quem tá no mundo, (como dizem os cristãos que estão dentro das instituições religiosas), que pecou não, nesse trecho aí tá incluso, pastores, padres, bispos e todo o resto que se acha tão santo mas que se esquecem de ler essa parte do livro que eles tanto defendem.
O fato é, que Jesus foi o cara que mais demonstrou empatia aqui nessa terra, e eu apesar de: SER MEGA PECADOR, procuro me policiar e seguir os passos DEle. Tenho muito que evoluir ainda, mas que possamos evoluir juntos. Nos colocando sempre no lugar do outro e ficando sempre de bico calado...pois erros, todos nós cometemos...
Semana que vem tem mais gente!
Brigaduuuuu
ISL
Muito bom
ResponderExcluir