Desconstrução

Desconstrução


 As vezes, se faz necessário desconstruir para construir, derrubar para levantar, tudo se resume ao tipo de obra que se quer construir, que se quer fazer, ao tipo de cultura, ao tipo de ensinamento, ao tipo de pratica, que o ser humano é treinado desde sua infância. O problema dessa desconstrução está relacionado justamente a essas formas. Quando o terreno está precisando ser desmatado, há a desconstrução relacionada a deixar o esse terreno, limpo e plano. Agora quando nesse terreno, há ruínas, construções ameaçadas de desmoronamento, se faz necessário, desconstruir ou derrubar o mesmo. As aparências externas, podem repassar algo seguro, agora o interno, onde ninguém vê, causa o risco desse desmoronamento, onde, caso alguém esteja dentro venha a ruir junto com a estrutura.

Porém, o mais interessante nisso tudo, foi o deslecho do dono desse estabelecimento em deixar ele se transformar em ruínas perigosas que pode causar sua própria morte. Se esse estabelecimento, tivesse sido reformado periodicamente, ele teria sido preservado e não teria se transformado em algo assombroso e perigoso. Na nossa vida, como seres humanos, devemos sempre nos comparar de acordo com este pequeno relato de desconstrução. Estamos sempre nos reformulando, renovando nosso conhecimento e aprendendo a viver em sociedade dignamente? Ou estamos tão preso no passado que não nos permitimos fazer as reformas que precisamos em nosso interior? Nosso externo, pode está perfeito, mais e o nosso interno, que é justamente a estrutura que nos mantém de pé, como está?
Permita-se sempre está em evolução, permita-se sempre está procurando fazer a reforma que se precisa ter para que você não venha se tornar uma ruína, um terreno abandonado, algo que não tem atratividade nenhuma, onde a única coisa que pode causar é o medo e a insegurança de uma aproximação com quem está ao seu redor. Permita-se se questionar, permita-se pesquisar, procurar saber, como se pode preservar o seu interior, mantendo seus princípios e aprendendo a conviver em sociedade, respeitando, amando, procurando entender e se colocando no lugar do próximo.
Se desconstruir é exatamente, questionar e obter respostas que venham fazer a minha convivência melhor, as vezes a prática do que se é ensinado desde a infância e que aparentemente, parece ser o correto a se fazer, não é. É justamente dessa desconstrução que estamos falando aqui nesse texto. Pare pra pensar por um minuto, reflita se tudo o que você aprendeu e tudo o que você pratica, lhe faz bem, tanto a você quanto aos que estão próximos de você.
A cultura e o comportamento da sociedade, as vezes é algo que causa medo, acaba por se tornar regra e muitas vezes até a morte do descumprimento dessa regra, que foi feita por alguém que é humano como eu e você que está lendo esse texto. Portanto, não queira fazer algo que aparentemente vá te beneficiar e prejudicar quem está próximo de você. Existe um velho ditado que diz: "Aqui se faz, aqui se paga." Mude de atitude, mas mude positivamente, pense na melhoria do próximo, como você faz pra você, se desconstrua daquilo que foi imposto no decorrer de sua existência e faça o que é sensato e correto, sem julgamento, sem apedrejamento, sem prejudicar e viva bem.
Por fim, a desconstrução do antigo, abre espaço para a construção do novo, construa uma base sólida, firme, em um lugar seguro e preserve sua construção com pequenas reformas, que ao longo do tempo, irão surgir e que se farão necessárias acontecer, para que não venha ruir.

Por hoje é só
ISL 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas